3 dicas para glorificar a Deus com a nossa família



Paz de Cristo!

Gostaria de compartilhar algumas dicas de como glorificar a Deus através do nosso relacionamento com os nossos familiares. Procurarei dividir em 3 partes: filhos para os pais, pais para os filhos, irmãos para irmãos.

  • Filhos para os pais
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Efésios 6:1-3

Na bíblia vemos que uma virtude requerida dos filhos é que estes sejam obedientes aos seus pais. E trata-se de uma promessa! Sei que falar isso é fácil pois você pode estar pensando "Se ele soubesse os pais que eu tenho entenderia como é difícil". Mas não desista! O versículo diz: "obedeçam a seus pais no Senhor". Mesmo para aqueles que possuem pais zelosos e facilmente amáveis existem momentos nos quais obedecer será de grande dificuldade então somente no Senhor estes conseguirão completar com êxito tal tarefa.

Ao obedecer aos nossos pais estamos obedecendo a Deus. E Ele ainda nos promete recompensas:
"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Então jovem, ainda que você possua pais que não saibam lidar contigo, são grossos, ásperos, só sabem te negar até as coisas mais simples, não permitem que você traga amigos(as) para sua casa, não demonstrem afeto... não desista! Coloque-os nas mãos do Senhor através da oração para que o amor de Deus entre neles


Não mentirei pra ti. Sei que haverão momentos que o seu desejo será desistir, sair de casa e nunca mais falar com eles. Mas saiba que essa sua luta valerá a pena e Deus está contigo. E quando chegar a sua vez de ser um pai ou uma mãe... trabalhe em casa área pela qual você já chorou para que não repita as mesmas falhas que eles cometeram e que seus filhos ao olhar para ti sintam o amor de Deus mesmo que sem alguma palavra apenas ao observar como você lida com estes.


  • Pais para os filhos
 Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmos 127:3
 Meus queridos e minhas queridas, se você apenas obrigar os seus filhos a frequentar uma igreja, ouvir música rotulada como gospel, proibi-los de assistir a um monte de filmes e impor regras custosas para eles... não estarão protegendo-os ou guiando-os pelo melhor caminho. Provavelmente vocês criarão filhos com uma distância emocional de vocês. Filhos que poderão facilmente se desviar do Caminho do Senhor assim que alcançarem um pouco mais de liberdade seja na faculdade ou em amizades não devido desejar estar contra Deus mas pela curiosidade de experimentar o que os seus pais tanto lhes proibiram sem explicar corretamente.

Os filhos são herança! São galardão!
Não lidem com eles como se fossem seres estranhos que vivem seus lares! Amem cada um de seus filhos! Colocar uma criança no mundo é fácil e prazeroso mas tem o seu preço. Paguem o preço! Vale a pena!

Ore por eles dia e noite, converse com cada um deles... muito e constantemente! É melhor que eles aprendam contigo sobre o que é sexo ao invés de descobrir sobre os seus próprios corpos com outras pessoas as quais poderão despertar os mais ardentes desejos e ferir os seus corações e mentes; o porquê de não ser recomendável assistir a certos filmes e a influência destes ao invés de simplesmente proibi-los e estes assistirem escondidos; incentivar a ter boas amizades e permitir que seus filhos tragam estes amigos para seu lar incentivando-os a valorizar a amizade; explicar o porquê de frequentar uma igreja ao invés de encarcerar as crianças lá.

Ou seja, invista em seus filhos. O retorno não será necessariamente pra ti mas certamente será para a glória de Deus!

  • Irmãos para irmãos
Mas há amigo mais chegado do que um irmão. Provérbios 18:24

Existem muitos motivos que podem prejudicar o relacionamento entre irmãos e irmãs. Diferença de idade, tratamento diferenciado pelos pais, diferença de sexo, características físicas, dentre outras.

Se lemos que existe amigo mais chegado do que um irmão então por que não investir em uma incrível amizade com seus irmãos e irmãs? Eles são uma das nossas maiores oportunidades de investir em uma amizade duradoura e para a Glória de Deus! Muitas vezes passamos mais tempo com eles do que com os nossos pais e ainda assim muitos as vezes passam o dia inteiro em cômodos diferentes voltando a se falar somente na hora do jantar.

Saiam juntos, passeiem juntos, conversem, divirtam-se, assistam filmes juntos, experimentem novas receitas, orem junto, estudem e sejam confidentes uns dos outros. Quando um estiver triste que o outro o alegre, dê um confortante abraço e diga "conte comigo, estamos juntos!". Talvez você possa estar procurando por grandes amizades em locais tão distantes e Deus te abençoou com uma incrível amizade dentro de seu lar.


Que Deus lhe abençoe!

Sucesso,
João Victor
0 Comentários

0 comentários: